1.11.10

Japanese Food - Comida Japonesa

Ae! Atendendo aos votos da enquete, hoje falaremos sobre comida japonesa, ou, se você estivesse no Japão, simplesmente comida *superbaka* [leva uma super voadora]

A culinária japonesa, não é só comida. Como já foi dito antes, é uma arte, que deve ser apreciada visualmente antes de gustativamente (isso é uma palavra?).
Não se apresse para comer.

O principai alimento na culinária japonesa é o arroz branco (しろごはん; shirogohan, como minha baa-chan fala), e poucas refeicões seriam completas sem ele. Qualquer prato servido durante uma refeição é um acompanhamento (おかず).
Ao invés de talheres como garfo e faca, os japoneses utilizam o hashi (はし).


Como segurar os hashis: 


A refeição japonesa mais simples (一汁一菜, ichijū-issai) é composta por uma sopa, arroz e algum acompanhamento. Um almoço simples ou um café da manhã é normalmente composto por sopa de misso, arroz e legumes em conserva.
一汁三菜 (ichijū-sansai), é a refeição mais comum e composta por sopa, arroz e três acompanhamentos, normalmente um peixe cru (さしみ; sashimi), um prato frito (あげもの; agemono) e um cozido no vapor (なべもの; nabemono).

Há também o udon (うどん), macarrão feito de trigo branco, e o soba (蕎麦), macarrão feito de farinha de centeio e mais fino que o udon. Ambos são servidos com vegetais e sopa. 
Udon
Soba

Um prato famoso no Japão, é o lamen (ラメン). O caldo base do lamen é resultado da fervura da carcaça e asas de frango com um refogado de cebolinha e eengibre, sendo retirados os ossos após a fervura, e pode ser temperado de três formas: com sal (shio-ramen), shoyu (shoyu-ramen) ou misso (misso-ramen). 
O lamen tem suas variações dependendo do ingrediente. Por exemplo, yasai-ramen (com verduras e legumes), gyoza-ramen (com gyoza), kani-ramen (com caranguejo) e assim vai...
Ramen

Há também pratos que são servidos em comemorações como o mochi (もち), que é servido na festa Mochitsuki na passagem de ano.
Mochi


Em um restaurante:
•Quando se entra em um restaurante, você vai ouvir um sonoro いらしゃいませ!(irashaimase!, bem-vindo!). Não responda, só acene com a cabeça.
•Logo que se senta, o garçom traz uma toalha (おしぼり; oshibori). Ela serve para limpar as mãos.
•Para segurar um ちゃわん (tchawan), pode-se pegá-lo com a mão direita, para os homens, e, para as mulheres, segurá-lo com as duas mãos. Nunca coloque o polegar para dentro do ちゃわん.
•Leve o ちゃわん à boca, não se incline na mesa para tomar a sopa ou o sake.
•Caso não saiba usar o hashi direito, pode-se pedir aquele hashi que é preso pelas pontas superiores (com elástico ou algum outro tipo de acessório que ajude). A maioria dos restaurantes japoneses têm.
•Não segure os hashis um em cada mão e não gesticule enquanto os segura.
•No Japão, é comum, quando tomamos sopa ou comermos macarrão, fazer barulho. Aqui, pode ser considerado falta de educação.

Antes de iniciar uma refeição, deve-se falar いただきます!(recebo humildemente; para agradecer pela comida), e ao término, ごちそうさま!(grato pela refeição). 

Restarantes de comida japonesa que eu já fui:
Matsuya -> Muito bom!!!
Tem um na Liba que é de lamen...fica perto do Por Que Sim Karaoke Box...não lembro o nome. Só sei que é uma tigela enorme de lamen!!!

Uma última dica: Muitos especialistas atribuem a longevidade do povo japonès à sua culinária. Portanto, se você for ao Japão, não tenha preconceito: aproveite para conhecer todos os pratos tipicos que puder.

4 comentários:

Neko disse...

só não falo "que fome!" pq acabei de almoçar xD

qnd for p. JP tentarei experimentar aqueles pratos com uma aparência nojenta, tipo da Shoko :9

ah!
é Lamen Kazu ^^

chu.

Saemi disse...

Hmmmmm..... tb só não digo que fome, pq acabei de jantar, mas que delícia!!!
Na Liba tem o Aska Lamen, que é mais tradicional que o Lamen Kazu (se bem que eu nunca fui no Lamen Kazu =P'), é bem cheio e delicioso!!! Eu recomendo!
Adorei o post!
Bjinhos!

Satieh disse...

oishiii esse post, hein? só falta agora falar das comidas esquisitas (e com odor característico... rs), tipo tsukemono de daicon, lakio, nato...

Sikaaa disse...

Hoyoyo... adoreiii!!
Dango.. eu recomendo de restaurante japones o Aoyama ou o Nanako, vamos combinar um dia pra ir lá!!
São os melhoreess!!!
Bjosss